ZW3D Professional

Software CAD para matrizes e moldes


O ZW3D Professional é o Software CAD para Moldes E Matrizes e tem todas as capacidades do módulo ZW3D Standard. O módulo Professional pode gerar Nuvens de Pontos, projetos com solda, projetos com dobras de chapas metálicas, gerar superfícies complexas e superfícies classe A. Também é possível fazer a estampa de geometria em objetos e facilitar o processo de engenharia reversa de produtos.

E, além de tudo isso, a principal vantagem do ZW3D Professional é tornar o projeto de moldes e eletrodos uma tarefa muito fácil, no fim desta página se encontra uma descrição das ferramentas para fazer moldes e eletrodos.


Você pode conhecer mais profundamente todas as ferramentas ZW3D Professional nas seções abaixo.

Projeto de Molde feito dentro do ambiente do software CAD para Moldes e Matrizes ZW3D

Tutoriais Show-n-TellTM


Os tutoriais Show-n-TellTM funcionam como um livro 3D, com exercícios simples em uma sequência de atividades que desenvolvem o conhecimento necessário para usar perfeitamente o ZW3D.

Desta forma, é possível reduzir muito o custo de aprendizado. Igualmente, engenheiros e designers podem fazer as atividades do tutorial nos horários mais convenientes, maximizando a lucratividade da empresa.

Estes tutoriais estão na página da ZW3D e também no próprio software.

Editor Show-n-TellTM


Imagine criar seus próprios tutoriais Show-n-TellTM com o material específico de treinamento da sua empresa.

Com o editor Show-n-TellTM você pode.

O Editor Show-n-TellTM , é possível criar apresentações de slidesinterativas similares aos tutoriais desenvolvidos pela ZWSoft.

Crie slides com os projetos da sua empresa para oferecer treinamentos específicos e de alta qualidade. Desta forma é possível treinar de forma muito eficiente novos engenheiros e projetistas no uso do software já com atividades que eles praticarão no dia a dia..

Imagem de slide de treinamento feito no editor Show-n-Tell TM.

Comunicação de Dados


Um dos pontos fortes do ZW3D é o seu conversor. Desde a versão a versão Lite do software, já é possível importar arquivos em mais de 20 extensões de formatos CAD, incluindo formatos neutros e extensões nativas recentes dos software CAD mais utilizados na atualidade, incluindo formatos 2D.


Tratando-se de formatos neutros, o ZW3D abre com eficiência formatos neutros conhecidos como STEP, IGES, PARASOLID, STL, DWG, DXF, entre outros, mantendo toda a integridade do documento.


CATIA, NX, Creo/Proe, Solidworks, Solidedge e Inventor estão na lista dos formatos nativos de outros softwares CAD que o ZW3D também importa. Além disto o ZW3D mantém a integridade dos documentos e elementos importados, não importando se tratam-se de curvas, de sólidos ou de superfícies. Podendo ainda curar com facilidade estes objetos, quando necessário.


O ZW3D também exporta nos formatos neutros e em formatos nativos. Em especial, o ZW3D exporta em formatos CATIA. Importar e exportar nesta nestes formatos também torna ele um poderoso conversor, permitindo que a empresa utilize o software para esta função, sem a necessidade de outros investimentos em softwares do gênero.


Clique aqui o conteúdo exclusivo sobre o poderoso conversor que é o ZW3D.


Outra função poderosa do ZW3D é o comando "multi export", onde o mesmo arquivo pode ser exportado em vários formatos simultaneamente, ou então, "multi import", onde vários formatos podem ser importados simultaneamente.


Além de todos os benefícios presentes no ZW3D, ainda há a nova função “manter associação” onde o arquivo nativo importado mantém associatividade com o CAD de origem. Sendo assim, qualquer atualização no modelamento do CAD feita no arquivo é atualizada instantaneamente no ZW3D, tornando assim o projeto associativo entre dois softwares distintos uma realidade.

Formatos suportados pelo software CAD ZW3D para Importação e Exportação

Comando Sketch 2D e Ready Sketch 2D


O comando Sketch, ou comando Esboço 2D, permite que se crie pré-formas em um ambiente 2D. A princípio isto não parece muito diferente do que já se faz no ZW3D, mas esta função pode salvar horas em design e projeto.


As pré-formas criadas podem partir de um simples plano, de uma superfície livre ou da face de um componente. Utilizando estas pré-formas, podemos gerar superfícies e sólidos através dos comandos Extrudar, Revolucionar, Varrer e outros comandos desejados Tudo isso com muita facilidade e poucos comandos em uma interface intuitiva.


Agora, como isso pode salvar horas de trabalho em design e projeto?

Simples, você pode salvar estas formas criadas em uma biblioteca. Nesta biblioteca, com o comando ready-sketch, o projetista seleciona as formas desejadas, customiza-as e adiciona-as no projeto. Com isto, salvando tempo de criação em formas comuns a muitos projetos.

Imagem demonstrando o comando Ready-Sketch, ou comando Esboço Pronto, no software CAD, ZW3D

Modelamento Híbrido


O ZW3D possui um kernel hibrido altamente avançado, o que permite que sejam executados vários recursos exclusivos. O Modelamento por Features e o modelamento Híbrido 3D=.


Modelamento Híbrido 3D

Entre os recursos, podem-se citar operações booleanas e cálculos associando sólidos e superfícies. Vamos nos aprofundar mais nestas operações abaixo:


Cálculos Superfície x Sólido

Diferente de outros softwares CAD, o ZW3D armazena os cálculos isolados para cada superfície dos sólidos. Isto implica que você pode alterar uma operação que foi feita no ínicio da árvore de operações e esta alteração será propagada até o fim da árvore, mantendo o nexo do projeto.


Operações Booleanas

As operações booleanas agilizam muito a criação de projetos complexos. Você pode unir formas, recortar uma forma de outra e manter somente onde uma forma está dentro da outra. Estas opções facilitam na hora de criar geometrias mais complexas.


Também é possível selecionar linhas e formar uma superfície marcando onde partir sólidos.

Edição booleriana e Modelamento Hibrido com software CAD, ZW3D

Modelamento por Features


Features são características padronizadas presentes em qualquer projeto, seja um raio, um chanfro, uma ranhura ou até um furo com características de rebaixos e rosca.


O ZW3D reconhece estas características de projetos importados de outros softwares CAD e torna elas editáveis diretamente, facilitando em muito a edição de projetos recebidos de clientes e parceiros. Ainda é possível adicionar manualmente e
stas características, tornando a edição destes projetos ainda mais rápida.

Sketch 3D e Wireframe 3D

O ZW3D possui dois recursos para a criação de curvas em um ambiente 3D, o 3D Wireframe e o Sketch 3D, cada um com características específicas e que auxiliam na construção dos modelos.


Sketch 3D

O Recursos de Sketch 3D permite que se crie curvas, pontos, circunferências, arcos e outros recursos de curvas presentes tal qual o Sketch 2D, mas com a facilidade de expandir para o 3º plano.

A grande vantagem do Sketch 3D está em poder editar todas linhas e objetos gerados nele de uma só vez. Assim é possível gerar, com grande facilidade e precisão, estes conjutos similares.


Além do mais, todos os recursos de restrição de curvas e cotagem de características estão disponíveis. Estes recursos permitem uma criação completa do modelo 3D. Um exemplo é a ferramenta de snap para vetores, que torna o modelamento de curvas em várias direções tornam-se mais simples.


Wireframe 3D

Além do comando de Sketch 3D, também há o comando Wireframe 3D. Este comando cria curvas livres, sem correlação entre si. Estas curvas são editáveis individualmente, ao passo que esta é a ferramenta mais adequada quando precisamos criar um projeto onde as curvas não terão as características relacionadas.


Com essa característica, as bases para a correção de superfícies ou bases de extrusão de formas e superfícies são facilitadas. Ainda na aba de Wireframe 3D, podem-se extrair curvas de aresta de superfícies, de intersexões, de planos, dos centros de superfícies cilindricas, projeções e até silhuetas de peças.

Sketch 3D feito no Software CAD, ZW3D. O Sketch 3d é uma operação onde são definidas linhas associadas entre si.
Sketch 3D feito no Software CAD, ZW3D. O Sketch 3d é uma operação onde são definidas linhas associadas entre si.

Cura de Geometrias

Quando trabalhamos com mais de um software CAD, sejam por razões internas, seja porque os clientes usam outros softwares CAD, normalmente temos problemas nas geometrias dos projetos.


Modelos que passam por diversos processos de conversão geralmente perdem informações da geometria. Estas perdas acontecem porque cada extensão de arquivo armazena as informações da geometria de uma forma diferente e algumas destas informações não são facilmente convertíveis.


Esse problema resulta em imperfeições no modelo. Tais imperfeições podem se apresentar na forma de gaps ou espaços entre superfícies, superfícies estouradas ou deformadas, desaparecimento de faces, desencontro nas arestas, superfícies duplicadas, entre outros.


Com a função de cura do ZW3D, você pode analisar e reparar rapidamente condições anormais encontradas na geometria dos arquivos importados. Milhares desses problemas podem ser resolvidos em minutos e de forma automática, tudo isso porque o ZW3D possui ferramentas de detecção automática de imperfeições e fornece ferramentas exclusivas para esse tipo de correção.

Cura de Geometria com software CAD, ZW3D

Edição Direta

O recurso de Edição Direta oferece uma maneira simples de modificar rapidamente qualquer geometria do modelos 3D. Basta você escolher a geometria, clicar e arrastar.


Ainda dentro da gama de recursos de edição direta, é possível criar cópias através da transformação dos recursos selecionados, reduzir raios, simplificar features de modelo, inserir angulações e offset de faces específicas.


Este recurso teve melhoramentos na versão de 2018. Veja o vídeo no lado para ver como é fácil usar o recurso e quais novas features estão disponíveis.

Anotações 3D

Sua industria está caminhando para se tornar paperless? Então use o ZW3D para dar mais um passo. Com o ZW3D é possível criar anotações 3D diretamente nos projetos.


Como tudo no ZW3D, as anotações 3D são fáceis de criar e altamente intuitivas. Anote diâmetros, altura, largura, profundidades, passos de roscas, ângulos com poucos cliques. Você ainda pode transformar todas estas anotações em draftings 2D e salvá-los em PDF sem esforço.


Além disso, é possível criar arquivos PDF3D do software Adobe Acrobat. Com este PDF3D é possível fazer medidas, cortes e vistas a qualquer momento.


Veja no vídeo ao lado como é fácil fazer tudo isto.


Visualização dinâmica de seção

A visualização dinâmica da seção e as ferramentas de análise visual são fornecidas para verificar a qualidade da superfície e a estrutura do produto, como análise de ângulo e espessura. Os usuários podem trabalhar continuamente em um modelo enquanto exibem uma tarja de zebra ou uma análise inclinação, fornecendo assim feedback instantâneo em tempo real, sem interrupções ou lentidões.


O recurso de Vista em seção recebeu inúmeras melhorias e atualizações nas ultimas versões. Hoje, além de movimentar e rotacionar o plano de seção, revelando qualquer parte interna de montagem, componentes ou arquivo STL, o recurso ainda possui uma infinidade de recursos de apoio a vista em seção, desde a forma de visualização, hachura, ocultar componentes e até a seção pelo alinhamento de múltiplos planos. Realizada a seção do componente ou montagem, a configuração pode ser salva, inclusive podem ser salvas várias seções e inseridas em um drawning, como uma seção especial.Para conhecer na prática esse recurso, acesse o vídeo no link abaixo:


Ainda na aba “inquirir”, estão disponíveis uma infinidade de recursos para a analise do modelo, desde ferramentas de medir, propriedades de massa, análise de conectividade de curva, uma completa gama de analise de superfícies, desde raios, ângulos, zebra, etc.Esses recursos são indispensáveis para um bom desempenho dos projetos e para a análise dos elementos presentes no modelo.

Detalhe de muitas formas diferentes seu design no Software CAD ZW3D

Montagem

O ZW3D oferece um conjunto de ferramentas para lidar montagens grandes e complexas.

Desde a inserção do componente, definição do alinhamento, busca dos status até a verificação da interferência, todo o trabalho do projeto de montagem pode ser realizado. Além disso, é fornecida uma função personalizável da biblioteca de peças.

No ZW3D, os designers podem facilmente fazer a edição de componentes no local e gerenciar convenientemente o projeto de montagem com o arquivo multi-objeto.Para compreender melhor os recursos de montagem do ZW3D, precisamos entender que no ZW3D temos a possibilidade de realizar duas formas de montagem. A montagem Botton-up e Top-down:

Exemplo de montagem no ZW3D

Montagem Botton-up:

Esta é a montagem convencional, presente em praticamente todos os software CAD.

Nesse método de montagem, os componentes são modelados individualmente, contendo suas características específicas, após essa etapa, eles são inseridos em uma ambiente de montagem. Neste ambiente de montagem os componentes são correlacionados através de regras de relações de alinhamento, sejam estar relações paralelas, concêntricas, até os alinhamentos mecânicos, como os de engrenagens, de parafusos, etc.

Esse método é indicado a montagens onde seja necessário uma simulação de movimento e verificação de interferências na cinemática.

Diagrama da montagem botton-up

Montagem Top-Down

Este método de montagem presente no ZW3D é um diferencial, pela possibilidade de iniciar o modelamento da montagem diretamente da montagem, extraindo, a partir daí, os componentes. Esse método permite que se crie relações entre os componentes, sejam relações de features, faces ou curvas, automatizando o processo de atualização do conjunto caso haja uma modificação em algum componente.

Esta aplicação não impede que haja um alinhamento de componentes para simulações de movimento, mas requer uma etapa a mais no desenvolvimento.

Indicamos esta operação para o desenvolvimento de ferramentas como moldes de injeção, matrizes de estampo, dispositivos de controle e fixação.

Diagrama da montagem Top-down

Vistas 2D, BOM e Tabelas de Furação

Seja projetando modelos 3D ou usando técnicas tradicionais de desenho, o ZW3D simplifica a criação de desenhos e detalhamentos de produção.

Criar criar e atualizar modelos 3D e montagens se torna rápido, pois todas as visualizações podem ser atualizadas automaticamente para refletir alterações de modelo ou montagem:

  • Layout automático com projeção, seção e detalhamento;
  • Dimensões e Anotações incluem padrões ANSI, ISO, DIN, JIS e GB;
  • Gerar a lista de materiais, tabelas de furos com balão automático;
  • Fácil de personalizar o símbolo, padrão de hachura e modelos de folha 2D;

  • No ZW3D é possível customizar desde folhas de desenho a legendas, além da possibilidade de se criar templates de vistas, de modo agilizar o processo de disposição de vistas.

    Além da possibilidade de importação de modelos 3D, é possível inserir cotas nas vistas e adicionar curvas para eventuais correções nos modelos. Para isso basta acessar as abas “desenho” e “dimensão”.

    Além de todos os recursos de desenho, ainda é possível determinar templates de folhas e legenda, inclusive podendo linkar elementos da legenda afim de serem inseridos automaticamente.

    Para conhecer um pouco mais do recurso Drafting do ZW3D, basta acessar o vídeo basta clicar aqui.

    Lista de Materiais e Vista 2D no software CAD, ZW3D

    Shape Morphing, Wrapping and Flex Tools


    Pelo fato de possuir um Kernel híbrido, o ZW3D pode desenvolver uma gama de ferramentas de deformação de superfícies, para que os designers possam extrapolar os limites da imaginação.


    Essas ferramentes estão em um grupo de recursos pós modelamento, onde sólidos e superfícies podem ser deformados, esticados, torcidos, resultando em formas impossíveis de serem desenhadas através dos métodos convencionais.

    Os respectivos recursos encontram-se na aba “Forma” no grupo “Transformações”. Basicamente, esse grupo possui as estratégias de dobras e torções, transformações e envolver.

    Shape Morphing, Wrapping and Flex Tools com Software CAD, ZW3D

    Dobras e torções

    Também chamada de Shape Morphing, encontramos operações indicadas para a edição em sólidos, nelas é possível dobrar completamente um sólido modelado, independente da quantidade de detalhes e features em forma cilíndrica e toroidal. Pode-se também torcer um sólido ou esticar de acordo com faixas e escalas.


    Recursos de Transformação

    Com os Recursos de Transformação, Flex Tools, com pontos, curvas ou offsets, é possível esticar as superfícies (lembrando que este recurso é altamente indicado para a execução em superfícies), respeitando as limitações da própria superfície.


    Envolver em Faces

    Através do comando envolver em faces, o Wrapping, é possível envolver um sólido, deformando-o e inserindo na superfície de um outro sólido, semelhante a um adesivo. Esse recurso possui uma gama de regras que podem determinar o comportamento da operação e o resultado.

    Para conhecer esses recursos na prática, assista o vídeo clicando aqui.
    Shape Morphing, Wrapping and Flex Tools com Software CAD, ZW3D

    Freeform Class-A Surfacing


    Atendendo as exigências do mercado sobre desenvolvimento de produtos de alta complexidade, como, por exemplo, as superfícies que compõem o sistema de aerodinâmica de um automóvel, faz-se necessário o emprego do padrão de superfícies classe A, também caracterizadas como superfícies perfeitas.


    Os modeladores de superfícies presentes nos softwares CAD da atualidade possuem um padrão de continuidade que utiliza as regras de modelamento matemático. Este padrão varia entre G0 (a superfície é construída ligando duas retas, por exemplo), até um padrão G3 (Além das duas referências, a superfície possui uma aceleração planar).

    Carro projetado no software CAD, ZW3D

    No modelamento em superfícies classes A, é possível chegar a um padrão G4. Com isto podemos utilizar de inúmeras curvas em malha UV, resultando em uma superfície com alta precisão em toda a sua extensão.


    Através de recursos para modelagem de superfícies classe A, é possível por exemplo, o modelamento através de superfícies Belzer, criando-se os pontos de controle e editando-os, respeitando as limitações físicas da superfície e ilimitando a quantidade de pontos de controles a serem criados e modificados em apenas um clique, como na imagem ao lado.

    Lista de Materiais e Vista 2D no software CAD, ZW3D

    Embossing

    Mais uma das características das superfícies do ZW3D é a possibilidade de usarmos o recurso Embossing,

    Com este recurso é possível projetar uma imagem qualquer em uma superfície e definir parâmetros de profundidade e precisão, fazendo com que o software deforme a superfície de acordo com a intensidade das cores, formando excelentes gravações.

    Você pode gravar uma foto, por exemplo, em uma superfície e enviá-la para um software CAM a fim de ser programada esculpida posteriormente em uma máquina CNC, por exemplo.

    Lista de Materiais e Vista 2D no software CAD, ZW3D

    Nuvem de Pontos

    A Nuvem de Pontos é um dos principais meios de fazer a engenharia reversa de um produto. A obtenção dos pontos da nuvem pode variar na forma de sua obtenção, por fotogrametria e laser, braços de medição e medição manual.

    O ZW3D possui a capacidade de manipular os pontos gerados por estes processos de medição, de modo permitir uma flexibilidade na transformação em superfícies e sólidos. É possível controlar a densidade de pontos no modelo, realizar recortes e seções em modelos de nuvem de pontos importadas, sejam em formatos STL e TXT.

    Após a importação dos pontos, o ZW3D disponibiliza uma série de ferramentas para a transformação dos pontos em uma malha triangularizada, STL. Ferramentas de reconstrução e edição de malhas podem ser atribuídas facilmente ao modelo.

    Com modelos triangularizados, é possível traçar percursos geodésicos, criando linhas tangentes a malha triangularizada, que facilitam o momento de estender superfícies. Para malhas irregulares e mais abertas, é possível selecionar pontos e criar uma superfície deformada organicamente com extensão tangente a esses pontos.

    Além de todos os recursos e possibilidades que esta ferramenta de nuvem de pontos proporciona, ainda é possível fazer uma análise dos pontos importados com relação as superfícies, gerando, através de uma escala de cores, as tolerâncias e desvios gerados durante o processo de modelamento.

    Nuvem de pontos no software CAD, ZW3D

    Design de Chapa Metálica

    O módulo de chapa metálica ZW3D oferece aos usuários um conjunto completo de ferramentas para que se desenvolva projetos de chapa metálica, incluindo várias ferramentas de criação de flanges, ferramentas de modelagem e ferramentas de edição, como o alargamento de flange, o ajuste de curvatura e assim por diante.

    Esse foi um dos módulos que mais recebeu melhorias e atualizações nos últimos anos, para proporcionar ao usuário uma gama de recursos que suprisse toda e qualquer necessidade. Além disso, o ZW3D pode converter facilmente peça de chapa metálica externa ou peça sólida em peça de chapa metálica ZW3D e depois desdobrá-la corretamente.

    Dentro do módulo de chapa metálica no ZW3D, pode-se encontrar diversos meios de se iniciar um projeto: Através de um esboço, seja 2D ou 3D, de um wireframe, ou através de uma chapa importada de outro software ou formato neutro.

    Para as chapas importadas o ZW3D fornece uma gama de recursos para reconhecimento de dobras, com relação ao fator k. Após reconhecida a chapa metálica, a mesma passa a ser uma chapa metálica pertencente ao ZW3D, como se fosse modelada internamente e pode receber qualquer edição e adição de componentes de chapa.

    Entre as chapas criadas a partir de esboços e wireframe, o ZW3D disponibiliza uma serie de recursos para a construção de flanges e dobras, espalmados e correções. Ainda é possível dentro do recurso de chapa metálica, inserir técnicas de Edição Direta para a correção de comprimentos, execução de raios e chanfros nas chapas.

    Em se tratando de drafting, toda a chapa criada, ao ser inserida no desenho 2D carrega consigo as informações de dimensões, incluindo PMI, também as indicações de centro das dobras, ângulo de dobra e direção. Veja um exemplo na imagem:

    Além de todos os recursos de projetos em chapa metálica, também há o módulo FTI, onde é possível realizar simulações para verificação de pontos de possíveis trincas, resultado da estricção da chapa em sua extensão, pode-se também criar o blank e até criar sequência de dobras, o que facilita a orientação do processo e até o projeto de ferramentas de estampo progressivo.

    Para conhecer um pouco mais sobre os recursos de chapa metálica e FTI, consulte o vídeo clicando aqui.

    Trabalho com chapas de metal 2D no software CAD, ZW3D
    Grossura da chapa dobrada no software CAD, ZW3D
    Fases da dobradura da Chapa no software CAD, ZW3D

    Soldagem

    O módulo de soldagem ZW3D fornece várias ferramentas de projeto de estrutura, bem como BOM de estrutura para projeto de soldagem. Os usuários podem trabalhar desde o design até a elaboração sem problemas, independentemente do uso, perfil pré-definido ou personalizado.

    Para a construção de um componente estrutural, é necessário inicialmente uma estrutura construída através de um esboço ou linhas distribuídas com as respectivas dimensões. Os perfis estão localizados na opção “membro estrutural”. A grande característica deste recurso é a possibilidade em se criar perfis for a de padrão, de acordo com as necessidades da empresa.

    Além da inserção e operações booleanas com os mais variados perfis, também é possível inserir tampões, entretelas e cordões e solda e organizar toda a lista estrutural, a fim de inseri-la futuramente no drafting

    Para ver esse módulo em funcionamento, veja o vídeo especial dele clicando aqui.

    Estrutura Metálica projetada no software CAD, ZW3D

    Moldes

    Talvez este seja o módulo de projeto de moldes de injeção mais completo que você verá em um software CAD da categoria. O módulo de moldes de injeção do ZW3D foi construído partindo da necessidade de clientes que desenvolvem moldes de injeção.

    Todos os recursos deste modulo foram e são criados ouvindo a opinião e sugestões de nossos clientes durante anos, culminando em uma efetiva lista de recursos importantes e eficazes.

    O projeto pode ser iniciado com os recursos de análise e preparação de produto. Verifique as inclinações e raios e espessura do produto execute as correções necessárias com todos os recursos que um kernel híbrido pode lhe oferecer. Determine também o layout da disposição de cavidades. Neste ponto, alinhamentos e a contração podem ser definidos e editados.

    Para o design da partição, o ZW3D possui uma série de ferramentas, que permitem que o projetista escolha entre vários métodos de construção da partição e aproveite todos os recursos de superfícies para a construção do fechamento do molde. Crie o bloco e dívida macho e cavidade de forma simples.

    Elementos adicionais como gavetas, machos, postiços, podem ser modelados e inseridos no projeto com poucos cliques, as operações booleanas no ZW3D permitem que a construção desses componentes seja simples e a divisão de sólidos apresenta uma precisão e um resultado satisfatório. Pontos de entrada, canais de alimentação e refrigeração já possuem bibliotecas específicas, você não precisa modelar nada, bastando apenas inserir o ponto de entrada e preencher os parâmetros padrão. Para canais, basta definir a trajetória através da definição de linhas e os dados referentes a geometria.

    O ZW3D possui uma vasta biblioteca de porta moldes e componentes padronizados de acordo com os mais conceituados e utilizados padrões de fornecedores da atualidade. Se você utiliza porta moldes padronizados, não é necessário modelar o porta-molde, basta buscar na biblioteca o porta-molde adequado de acordo com o respectivo código. Caso a empresa utilize biblioteca própria, é possível desenvolver a própria biblioteca de porta moldes e componentes no ZW3D.

    Projeto de Molde feito dentro do ambiente do software CAD para Moldes e Matrizes ZW3D
    Projeto de Molde feito dentro do ambiente do software CAD para Moldes e Matrizes ZW3D

    Eletrodos

    O módulo de projeto de eletrodos engloba o módulo de projetos e moldes e tem como função o auxílio a programação CAM, extraindo eletrodos que efetuarão a queima que dará formas praticamente impossíveis de se obter com o processo de fresamento. Essas formas podem ser palhetas, aletas, cantos vivos internos ou com raios muito pequenos.

    As funções do módulo de eletrodo estão diretamente ligadas a extração da área de queima, definição do tipo e posição de cabeça, bem como a edição de parâmetros. Além de operações booleanas, a possibilidade de edição, corte e a possibilidade de ajustes através da “edição direta

    ”.

    Após extraídos, os eletrodos podem ser nomeados e categorizados, movidos, multiplicados, escalados, podem ser atribuídos valores variados de gap e extensões de queima. Para extração dos eletrodos, é possível delimitar a extensão da área de queima por curvas, onde uma curva fechada determina a área específica onde o eletrodo terá contato com a peça.

    Realizada a construção do modelo dos eletrodos, pode-se criar o plano de queima. Esse processo é realizado automaticamente, a partir do momento em que se seleciona a peça e os eletrodos a serem incluídos no plano de queima. No plano de queima é possível visualizar o eletrodo e as medidas, o deslocamento a ser executado na maquina de eletroerosão a partir do ponto zero estipulado. Também é gerado um plano a parte para orientação do operador indicando detalhes e informações de cada eletrodo.

    Os planos de queima podem ser editados de acordo com a necessidade. Legendas, vistas padrão, dimensões. Podem ser gerados inúmeros templates padronizados afim de serem utilizados para cada necessidade, tornando o módulo Eletrodos do ZW3D uma ferramenta altamente produtiva e flexível.

    Eletrodos com software CAD, ZW3D

    Software de Parceiros


    O ZW3D é um ferramenta completa em CAD. Praticamente todos os recursos necessários para o projeto de um produto estão presentes. Mas se sua necessidade vai além, a ZWSoft possui empresas desenvolvedoras parceiras especializadas em nichos específicos e estas empresas disponibilizam módulos para tornar o trabalho com o ZW3D ainda mais produtivo e incrível.

    Esses módulos não são inclusos no ZW3D e são adquiridos de acordo com necessidades específicas do cliente. Para conhecer os preços de aquisição para cada módulo, consulte nos.

    Diferentemente da possibilidade de integração por parte do cliente, a integração com esses recursos é feita diretamente pelo desenvolvedor em parceria com a equipe técnica de desenvolvimento da ZW3D.

    Entre os softwares disponíveis, podemos citar o SimLab, uma excelente ferramenta para renderização de movimentos e estacionário. Nele é possível adicionar texturas nos componentes, simular movimentos atribuindo dinâmicas físicas, criar movimentos de cinemática da montagem e renderizar esses movimentos.

    O Keyshot, que já é uma ferramenta conceituada de renderização de imagens. Com ele é possível gerar ótimas imagens e texturas com os componentes modelados.

    SimWise é um software de simulação FEA/CAE com um excelente custo x benefício. Com ele é possível simular várias formas de esforços e transferências de energia.

    Tratando se de biblioteca, o ZW3D tem link direto com a Traceparts, uma das mais completas bibliotecas de componentes padronizados. Com o Traceparts é possível importar diretamente para sua montagem componentes standard de qualquer fabricante, já em formato Z3 e com a árvore editável.

    Para conhecer melhor os softwares parceiros da ZWSoft, basta acessar a página dos parceiros clicando aqui.

    Facebook
    Facebook
    YouTube
    LinkedIn
    Instagram