SprutCAM Machinist

CAM perfeito para máquinas CNC 3 eixos.


O módulo Machinist do SprutCAM permite que você gere códigos altamente confiáveis para a sua máquina CNC, seja router, máquina de corte, gravação, faca , permitindo assim realizar operações de desbaste e acabamento 2.5D, gravações e ainda cortes em 4D.

Esse módulo é ideal para a indústria moveleira e artística. Mas também engloba inúmeras operações para a indústria metalmecânica

Faceamento


Esta é uma simples estratégia de faceamento. Sua customização é bem simples e possui parâmetros que podem ser bastante otimizados. Em sua customização básica, são determinados o incremento lateral, baseado em uma distância ou porcentagem do diâmetro da ferramenta, e a quantidade de passe, com seus respectivos incrementos.

Operação de Faceamento utilizando o software CAM - SprutCAM 11

Usinagem de Furos


A usinagem de furos engloba mais que simples furações. Com as estratégias de Usinagem de furos é possível fazer furação, desbaste de furos, rosqueamento com macho, fresamento de roscas e mandrilamento.

Na seleção dos diâmetros basta dar dois cliques que ira marcar todos os furos com o mesmo diâmetro isso torna muito mais rápido na seleção de furos. É possível personalizar toda operação, como alterar a velocidade do feed, a rotação do spindle, opções de resfriamento, a aproximação, retração e avanço de trabalho.

Rosqueamento com software CAM, SprutCAM 11

Contorno 2D


Assim como diz seu nome, o contorno 2D é uma operação projetada para fazer contornos 2D em peças. É muito fácil criar estes contornos, basta selecionar uma linha, ou criar uma nova, e selecionar a operação contorno 2D no software. As configurações da operação são fáceis de entender e executar.


O Contorno 2D é muito usado para desbaste e acabamentos de paredes retas também pode ser usado para desbaste de diâmetros, canais e corte de peças de plásticos e madeira.

Operação de Contorno 2D com o software CAM, SprutCAM

Operação de Gravação


Esta operação é projetada para a gravação de desenhos e inscrições em áreas planas, e também para executar uma passagem de acabamento ao longo das paredes laterais e contornos usando usinagem de 2 / 2,5D.


O modelo é criado pela adição de curvas ou grupos de curvas no modelo resultante. Qualquer curva pode definir uma curva de vieira, ranhura ou inversa (invertida) de uma espessura definida, além disso, curvas fechadas podem ser adicionadas como bordas, cavidades ou áreas inversas.


A usinagem é executada ao longo do contorno externo do modelo criado em relação ao ângulo lateral definido (ou seja, a borda do modelo nem sempre é vertical).

Gravação com software CAM - SprutCAM 11

Operação de Usinagem de Ilhas


Esta operação é projetada para a usinagem de áreas horizontais de um modelo conhecida como Ilhas, a operação realiza a remoção do material da peça, que está localizado acima das áreas horizontais do modelo.

Operação de Usinagem de Ilhas com Software CAM, SprutCAM 11

Acabamento de Faces Planas


Tal qual o nome já diz, esta é uma operação específica para usinagem de faces planas, não importando se as faces tem grau de inclinação desde que se tenha uma máquina que disponha de eixos rotativos.


Como é de se esperar, esta operação dá um toque final as faces, tornando-as mais uniformes e removendo qualquer rebarba ou excesso de material. Com a ferramenta correta, esta operação dá uma aparência superior as faces.

Operação de Acabamento de Faces Planas usando o software CAM, SpruCAM 11

Operação de Corte 2D


O corte 2D é a operação de corte das linhas, contornos e formas geométricas sobre uma superfície, podendo a superfície ser de metal, madeira ou materiais sintéticos como compensados e poliacetal.

A primeira vista, as estratégias de corte 2D são muito parecidas com as estratégias de contorno 2D, o que é verdade. O que muda são duas estratégias principais adicionadas na operação de corte:

  • Controle da ordem das operações: Você define a ordem das operações e os parâmetros de cada uma conforme a necessidade, podendo cortar o material só de um canto da chapa ou cortar do centro para fora.
  • Criar pontes: Defina a quantidade de pontes para os contornos, assim como a largura de cada uma e, se quiser, corte todas as pontes somente no fim da operação.
Operação de Corte 2D com software CAM, SprutCAM 11

Operação de Corte 4D


A operação de corte em 4D permite criar não apenas caminho de ferramenta puramente 2D, como a operação anterior, onde o eixo da ferramenta é orientado verticalmente, como também permite definir o caminho da ferramenta inclinado de acordo com o ângulo da parede adaptando se a geometria de trabalho.

Ao mesmo tempo, a ponta da ferramenta está sempre posicionada no mesmo plano, a coordenada Z permanece constante dentro do mesmo contorno. Assim, a geometria processada pode ser definida como uma curva plana (caixa 2D), sejam duas curvas (superior e inferior, caixa 4D), assim como também a linha de sincronização.

Eles conectam esses contornos e determinam o ângulo da ferramenta em cada posição, como mostrado abaixo. A geometria de trabalho é especificada na janela Atribuição de trabalho.

Operação de Corte 4D com Software CAM, SprutCAM 11

Operação de Corte Faca 2D



Esta é uma operação que pode ser adicionada a este módulo do SprutCAM


O programa faca 2D é direcionado para corte de espumas, vidros e também para o setor têxtil, com ele você organiza com mais facilidade e aproveitando os espaços de sua materia prima sem perder tempo e nem desperdiçando materiais

Operação de Corte Faca 2D usando o software CAM, SprutCAM 11

O SprutCAM Machinist atende suas necessidades? Entre em Contato Conosco!

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram