CAM perfeito para máquinas CNC 3 eixos.


O SprutCAM 3x Mill é perfeito para máquinas CNC 3 eixos, como Fresadoras, routers e Centros de usinagem 3x. As aplicações deste módulo são voltadas a peças mais complexas.


O módulo 3x Mill contém todas as operações do módulo Express, que você pode conferir clicando aqui, e outras operações mais avançadas, que estão descritas nas seções abaixo:

Operação de Gravação


Esta operação é projetada para a gravação de desenhos e inscrições em áreas planas, e também para executar uma passagem de acabamento ao longo das paredes laterais e contornos usando usinagem de 2 / 2,5D.


O modelo é criado pela adição de curvas ou grupos de curvas no modelo resultante. Qualquer curva pode definir uma curva de vieira, ranhura ou inversa (invertida) de uma espessura definida, além disso, curvas fechadas podem ser adicionadas como bordas, cavidades ou áreas inversas.


A usinagem é executada ao longo do contorno externo do modelo criado em relação ao ângulo lateral definido (ou seja, a borda do modelo nem sempre é vertical).

Gravação com software CAM - SprutCAM 11

Contorno 3D


Esta operação é projetada para executar usinagem ao longo de qualquer linha espacial.


Você pode criar estas linhas em cima de modelos importados ou pode criá-las de forma livre. Além disso, para cada operação você pode criar um perfil de usinagem, decidindo que ponto da ferramenta passará em cima da linha.


Caso seja necessário trabalhar com o centro da ferramenta deslocado da linha, ainda é possível definir um valor de sobremetal adicional, melhorando em muito acabamentos.

Operação de Contorno 3D utilizando software CAM 3 eixos - SprutCAM

Desbaste Linha D'água


O Desbaste Linha D'água é de longe uma das operações mais convenientes do SprutCAM. Imagine fazer as operações de faceamento, cavidades e desbastes de diâmetros que a ferramenta comporta com poucos cliques. O Desbaste Linha D'água faz isto sem precisar nem mesmo selecionar alguma superfície. É simples assim, basta selecionar a operação que o Sprut faz o resto.


Outra ponto que é importante lembrar é que nesta operação, assim como em todas as outras, o SprutCAM respeitará os limites impostos pelo usuário, assim como adicionar sobrematerial.

Desbaste Linha D'água com software CAM 3 eixos - SprutCAM 11

Desbaste Plano


O desbaste plano tem como principal diferença do desbaste linha d'água a movimentação que ele executa para realizar o desbaste. Enquanto o desbaste linha d'água remove material se movimentando circularmente até concluir a operação, o desbaste plano remove material em linhas paralelas no plano xy e em z seguindo o perfil da peça.


Esta estratégia é especialmente útil para remover materiais macios e, também, para remover cristas e rebarbas de material deixadas para trás por operações como o desbaste linha d'água.

Desbaste Plano em Busto com Software CAM 3 eixos - SprutCAM 11

Desbaste Dirigido


A operação de desbaste dirigido é recomendada para uso quando a borda externa do modelo sendo usinado é mais baixa que o centro e o contorno externo do material bruto da peça é similar ao contorno do modelo.


A grande vantagem desta operação está na sua otimização do tempo de usinagem. Diferente dos desbastes anteriores, este desbaste inicia sua operação em pelas extremidades, e no momento que encerra a extremidade, se encaminha para a próxima, removendo o material excedente no caminho.

Operação de Desbaste Dirigido com software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Acabamento de Faces Planas


Tal qual o nome já diz, esta é uma operação específica para usinagem de faces planas, não importando se as faces tem grau de inclinação desde que se tenha uma máquina que disponha de eixos rotativos.


Como é de se esperar, esta operação dá um toque final as faces, tornando-as mais uniformes e removendo qualquer rebarba ou excesso de material. Com a ferramenta correta, esta operação dá uma aparência superior as faces.

Acabamento de Faces Planas com Software CAM 3 eixos - SprutCAM 11

Acabamento Plano


Basicamente este acabamento trabalha em raster onde a trajetória da ferramenta é executada em movimento de zigue-zague, com uma direção e superfície pré-estabelecidas.


A operação de acabamento plano é projetada para a usinagem de áreas lisas de superfícies de um modelo mesmo que estas áreas estejam próximas à vertical. Em casos de superfícies lisas com inclinações quase que 100% verticais, o movimento da ferramenta pela estratégia terá o mesmo comportamento em zigue-zague que tem nas superfícies horizontais.

Acabamento Plano com o Software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Acabamento Linha D água


O Acabamento linha d'água é um acabamento muito prático que cria um caminho de ferramenta que lembra muito os caminhos do desbaste linha d'água. Podendo ser aplicada em qualquer ângulo, esta estratégia pode ser aplicada na peça inteira ou em apenas parte dela.


Além de muito prática, a operação de acabamento da linha de água gera um excelente resultado ao usinar modelos ou suas partes dele onde há áreas de superfície próximas à vertical.

Acabamento Linha D'água utilizando o software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Acabamento Plano Otimizado


Há casos que, dependendo do material, precisamos gerar estratégias específicas melhorar o acabamento da peça final. No Acabamento Plano Otimizado podemos definir o sentido que a ferramenta trabalhará em relação a direção da inclinação da peça e, principalmente, o ângulo de ataque, fazendo com que exista um trabalho muito melhor e mais seguro sobre a peça final.


A operação de acabamento plano é projetada para a usinagem de áreas lisas de superfícies de um modelo mesmo que estas áreas estejam próximas à vertical. Em casos de superfícies lisas com inclinações quase que 100% verticais, o movimento da ferramenta pela estratégia terá o mesmo comportamento em zigue-zague que tem nas superfícies horizontais.

Acabamento Plano Otimizado com o Software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Acabamento Dirigido


Tal como o nome diz, o Acabamento Dirigido é usado quando precisamos dar uma referência ou direção ao modelo. Isso pode ser feito usando qualquer aresta ou curva. Por conta desta propriedade o Acabamento Dirigido é muitas vezes usado para grafar formas geométricas em peças, como letras, por exemplo.


Ao usar a operação de acabamento dirigido para usinagem de áreas planas de uma superfície de modelos, é recomendável usar as bordas externas como as curvas iniciais. E para usinar áreas íngremes, usar a estratégia de curvas cruzadas como curvas iniciais.

Acabamento Dirigido Utilizando o Software CAM 3 eixos, SprutCAM

Acabamento Combinado


A Operação de Acabamento Combinado é uma combinação entre o Acabamento Linha D'água com a Operação de Acabamento Dirigido. Com a Operação de Acabamento Combinado é possivel ter um acabamento igualmente bom em áreas planas e íngremes.


Você pode obter uma curvas de altura escalonadas uniformes mesmo usando um passo fixo. Além disso, a estratégia combinada fornece condições mais fáceis para as ferramentas de corte, o que significa que é possível usar ferramentas mais longas e de diâmetro menor.


Outra grande vantagem é a qualidade do acabamento, mesmo com ângulos complexos na superfície do modelo.

Acabamento combinado utilizando o software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Acabamento Complexo


A Operação de Acabamento Complexo é a junção de duas operações, a de Acabamento Plano e a de Acabamento Linha D'água.


Na operação você pode definir onde cada um destes Acabamentos será realizado, por padrão, quando a inclinação do plano é menor que 45º é usado o Acabamento Plano e quando é maior o Acabamento Linha D'água.


O grande benefício desta estratégia está na melhor condição de corte, na simetria das curvas no caminho da ferramenta e no tempo reduzido de usinagem.

Acabamento Complexo Utilizando o Software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Acabamento Helicoidal


O Acabamento Helicoidal faz a usinagem em espiral em torno de um modelo. O resultado desta operação lembra muito o resultado do acabamento linha d'água, com a diferença de as linhas serem continuas.


Assim como nas outras operações, no Acabamento Helicoidal é possível definir o passo da ferramenta, a direção, aqui de cima para baixo ou de baixo para cima, e a zona de usinagem.

Acabamento Helicoidal utilizando o software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Estratégia de Crista


A estrategia denominada crista tem como caracteristica a execução um expiral em torno da superficie selecionada ou da peça, garantindo um acabamento uniforme, devido aos movimentos continuos e em sentido único. Esta estrategia, por outro lado, em alguns casos pode culminar em um tempo maior de processo.


O scallop pode apresentar-se em dois sentidos: de fora para dentro, quando a periferia da peça for mais alta que o centro ou de dentro para fora, quando o centro for maior que a periferia

Estratégia de Crista utilizando o software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Combinado 5D Fixo

O princípio fundamental da estratégia de acabamento combinado 5d Fixo é a de criar uma trajetória somando a geometria de uma superfície. Basicamente, a operação de acabamento combinado 5d Fixo permite uma serie de possibilidades de estratégias em uma superfície, tendo como referência duas curvas.


No acabamento combinado 5D fixo a ferramenta mantém uma trajetória isenta de giros, como uma usinagem em 3 eixos, onde os demais eixos ficam bloqueados.

Ao Longo das curvas:

Acabamento Combinado 5D fixo ao longo das curvas utilizando o software CAM, SprutCAM

Através das curvas:

Acabamento Combinado 5D ao longo das curvas utilizando o software CAM - SpruCAM

Operação de Redesbaste



Para gerar uma operação de redesbaste o SprutCAM usa um programa de desbaste Linha d'água como base, Basta criar um novo removendo apenas o material que sobrou do desbaste anterior.

Operação de Redesbaste com o Software CAM 3 eixos - SprutCAM

Contorno 5D Fixo


Esta é uma estratégia extremamente versátil para aplicações de 4 e 5 eixos simultâneos e posicionados. Basicamente ela pode ser apresentada em 3 formas diferentes: Linhas de fluxo em uma superfície, Perfil em uma superfície e Perfil com superfície paralela ao flanco da ferramenta.

Operação de Contorno 5D com o quarto e quinto eixos fixos utilizando o Software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Usinagem de Cantos


Após as estratégias de desbaste e acabamento, ainda restam algumas áreas não usinadas, as vezes por limitações de tamanho de ferramenta, o que torna necessário uma reusinagem com uma ferramenta de diâmetro menor, ai que usamos o programa de Usinagem de cantos para remover esta sobra de material tendo como base a ferramenta usada anteriormente.

Usinagem de Cantos com software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Caneta


É uma operação de reusinagem que gera passagens nos cantos e raios internos da peça onde sobrou material da usinagem anterior. A opção um passe gera uma única passagem ao longo de cada canto interno.


A estratégia de passes paralelos gera múltiplas passagens ao longo dos cantos internos da peça. Os passes representam compensações ao longo das superfícies de usinagem dos passes,o número e o passo entre as passagens podem ser definidos.

Operação de Reusinagem Caneta com software CAM, SprutCAM 11

Acabamento de Superfície 5D


Esta estratégia é voltada ao acabamento de superfícies através de multieixos,podendo tambem usinar com eixos posicionados. É uma das estratégias mais completa e com o maior número de customizações dentre as estratégias 5x.

Operação de Acabamento 5D com Software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

Operação de Corte 4D


A operação de corte em 4D permite criar não apenas caminho de ferramenta puramente 2D, como a operação anterior, onde o eixo da ferramenta é orientado verticalmente, como também permite definir o caminho da ferramenta inclinado de acordo com o ângulo da parede adaptando se a geometria de trabalho.

Ao mesmo tempo, a ponta da ferramenta está sempre posicionada no mesmo plano, a coordenada Z permanece constante dentro do mesmo contorno. Assim, a geometria processada pode ser definida como uma curva plana (caixa 2D), sejam duas curvas (superior e inferior, caixa 4D), assim como também a linha de sincronização.

Eles conectam esses contornos e determinam o ângulo da ferramenta em cada posição, como mostrado abaixo. A geometria de trabalho é especificada na janela Atribuição de trabalho.

Operação de Corte 4D com Software CAM 4 e 5 eixos, SprutCAM 11

Operação de Corte Faca 2D


Esta é uma operação que pode ser adicionada a este módulo do SprutCAM


O programa faca 2D é direcionado para corte de espumas, vidros e também para o setor têxtil, com ele você organiza com mais facilidade e aproveitando os espaços de sua matéria prima sem perder tempo e nem desperdiçando materiais

Operação de Corte Faca 2D usando o software CAM 3 eixos, SprutCAM 11

O SprutCAM 3x Mill atende suas necessidades? Entre em Contato Conosco!

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram