O QUE É SOFTWARE CAD?


Primeiramente, precisamos entender o que significa CAD.

A sigla CAD, em inglês é definida como Computer Aided-Design ou, em tradução livre, “desenho assistido por computador". A proposta inicial era trazer a computação para a engenharia com o intuito de fornecer ferramentas para potencializar os processos de criação e projeto de produtos. A ferramenta que então surgia era o software CAD.

A primeira aplicação de ferramentas computadorizadas para auxiliar a engenharia é datada da década de 50 iniciando-se com projeções de vistas, diagramas e tabelas, mas depois, na década de 60, com o aumento da capacidade computacional, iniciaram-se os estudos em imagens tridimensionais.

O CAD faz parte de um grupo maior de programas e processos voltados a manufatura, chamado CAx, onde podemos incluir o CAD, CAM, CAE, PLM, PDM, entre outros. O CAD também está presente em várias áreas da engenharia, sejam elas civis, mecânicas e elétricas, sendo aplicado no modelamento 2D e 3D.

Construções de Software CAD

Dentre as construções de software CAD, podemos citar os paramétricos, e de modelamento livre.

Dentro da categoria dos softwares CAD paramétricos, os modelos carregam mais informações geométricas, como dimensões, restrições, informações de tolerância e formas definidas. As técnicas de modelamento baseadas em Features e B-Rep são mais comuns neste grupo de software CAD. Sua aplicação geralmente corresponde a confecção de peças e conjunto, pela facilidade em integrar componentes em uma montagem e criar simulações em dinâmicas físicas.

Dentro da categoria dos softwares CAD de modelamento livre, as superfícies carregam uma matemática que possibilita o modelamento e deformação direta na superfície, utilizando técnicas de modelamento em superfícies Classe A e até CSG. Suas aplicações variam, podendo ser utilizados na construção de esculturas e outras aplicações artísticas, até a confecção de linhas aerodinâmicas automotivas, por exemplo, onde seria difícil de se realizar através de um software paramétrico.


Atualmente há uma migração para o termo “Prototipagem Digital” dado o avanço tecnológico nos softwares CAD e CAE e englobando essas duas plataformas, a ponto de os produtos serem construídos e simulados em condições muito próximas as reais, validando o projeto antes mesmo do desenvolvimento de um protótipo físico.

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram