Como CAD e CAM trabalham juntos?

A resposta rápida para como CAD e CAM trabalham juntos é: você desenha e projeta no software CAD e desenvolve as estratégias de usinagem no software CAM, que, com virtualização e com o pós-processador da sua máquina, gerará um código NC perfeito para sua máquina CNC.

Mas se você quer saber um pouco mais e já entende o que é software CAD e o que é software CAM, a melhor forma de explicar como estes dois softwares e conceitos se conectam e trabalham juntos é a ordem cronológica de uso destas ferramentas.

Iniciamos com o software CAD. No software CAD, engenheiros e projetistas geram versões bi e tridimensionais de seus produtos. Alguns projetos são peças únicas, sem grande complexidade, outros projetos podem incluir mais de 10 mil modelos tridimensionais.

Projeto de Serra Vaivem desenvolvido no software CAD ZW3D.

Tomemos a serra ao lado, por exemplo. Nos temos, além de outras peças, uma roda dentada. A roda dentada tem seu próprio 3D e terá teu próprio CAM, mas está dentro de um contexto maior, que é o projeto Serra Vaivem.

Você pode abrir o pdf3D desta serra com o Adobe Acrobat, baixe o pdf clicando aqui e experimente navegar pelo projeto, vale a pena!

 

E o software CAM, onde entra?

No software CAM você determina as estratégias de usinagem. O processo é simples. Abra seu projeto CAD, salve a peça no formato que o seu software CAM abre, gere o material bruto ao redor da peça e construa as estratégias de usinagem necessárias para chegar no formato da peça.

No caso do ZW3D e do SprutCAM, há um excelente add-in para isso, bastando um clique para abrir a peça projetada no ZW3D dentro do SprutCAM.

Veja esse processo todo em nosso vídeo clicando aqui, são só 3 minutinhos.

Um detalhe muito importante é que muitos softwares já implementam uma solução integrada entre CAD e CAM, por exemplo, o ZW3D tem módulo CAM próprio para até 5 eixos.

 
Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram